segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Meu hamster: Amendoin

Ola gente meu nome e Gabriel. Neste sábado de manha eu ganhei um hamster fiquei muito feliz e fui direto para a net saber tudo sobre e decidir criar um blog a respeito. O Nome do meu hamster e Amendoin (com N) ele e muito fofo e dorminhoco , dormi o dia todo so acorda para comer e brincar um pouquinho .
 De noite ele praticamente começa seu dia ele acorda come faz suas necessidades e vai brincar comigo fica ate as 20:00 ( ele acorda La paras 18:15) e depois ponho ele na gaiola e ele fica brincando sozinho ate dormi de noite eu não sei o que ele faz mais sempre que acordo ele esta dormindo .
EM BREVE POSTAREI UMA FOTO DELO BJUSSS

Hamster

Reproduçao
Os machos podem ter relações com até 5 ou 6 fêmeas em um só dia. Por sua vez, a fêmea chega a ter até 70 filhotes por ano. Cada ninhada, pode nascer de 1 a 17 filhotes. É que a alimentação, qualidade de vida e a genética influencia muito na quantidade e qualidade dos filhotes. As fêmeas dão cria quase todos os meses e normalmente nascem mais de 6 filhotes. O macho e a fêmea, com umas 8 semanas de vida já começam a procriar. Quando estão no cio, a fêmea fica com um gênio forte e irritada. Tome cuidado nessa época. Os filhotinhos nascem com um tom avermelhado, sem pêlo, pesa em média 2g e 2,5 cm de comprimento. Mas com apenas alguns dias seus olhos já começam a abrir e os pêlos a aparecerem. Não deixe os filhotes junto com outros adultos. Só com a mãe. Algumas espécies de hamsters não suportam a companhia dos outros e podem acabar ferindo os filhotinhos. Durante a gravidez a mamãe hamster precisa de uma alimentação balanceada. Para que os filhotes nasçam saudáveis e vitaminados, faz-se necessário que a futura mãe seja bem alimentada durante toda a gravidez. É aconselhado um aumento do número de vegetais na dieta normal, ovos cozidos, leite, pão molhado ao leite e ração de gato (de preferência sabor peixe, e não carne). Importante lembrar que essa não é a dieta básica, e sim apenas um complemento, ou seja, a dieta que você sempre deu, vai continuar no cardápio, essa só vai completar. Cada um dos itens deverá ser dado uma vez ao dia e alternadamente; isso significa que um dia você dá ovos, outro leite, outro pão molhado ao leite, outro ração; outro ovos, outro leite, etc.
 CUIDADOS: 
Não pegue a hamster grávida na mão, elas não gostam disso. A não ser é claro, se for pra verificar os mamilos ou coisa assim. Não a leve para passear; não brinque com ela. Resumindo: deixa-a em paz! Não deixe faltar comida jamais e também não falhe na dieta da hamster. Os filhotes virão um de cada vez, com um intervalo de tempo. Cada filhote que nascer, vai trazer junto consigo uma placenta e um pouco de sangue. Deste modo, o papel higiênico que você deu a ela vai ficar manchado de sangue, então não fique desesperado por causa disso. E a mamãe geralmente come as placentas. Se no intervalo de nascimento entre um hamster e outro ela fizer um tour e por um acaso vir a ter filhotes foram do ninho. NÃO TOQUE NELES! Ela se encarrega de conduzi-los de volta ao ninho dentro de suas bochechas. E depois que todos os filhotes nasceram (um número que pode chegar até 17 filhotes) tudo que parece com comida ela leva para o ninho. Por isso não entupa a mamãe de comida pois neste período, mesmo sem fome ela irá recolher toda a comida que puder obter para sua casa. Não toque nos filhotes até eles desmamarem e nem os deixe em lugares apertados. Faça ou deixe que a mãe faça uma caminha bem fofinha e com um bom espaço. Se por acaso algum filhotinho sumir, talvez esteja dentro da bolsa da boca da mãe. Quando presentem perigo, ou até mesmo para transportar de um lugar para outro, as mães carregam seus filhotes nessas bolsas. Também, pode ser que a mãe comeu o filhotinho. Isso acontece, mas não se preocupe. Se a mãe comeu, é porque provavelmente o filhotinho estava doente e futuramente iria ter sérios problemas. Sendo assim, a mãe quando sente falta de proteínas, aproveitam para comer o filho. É que na verdade, em seu estado selvagem, os hamsters comem pequenos insetos, minhocas, etc. No Japão encontra-se facilmente pequenos peixes secos próprio para hamsters. Esse alimento é bom para suprir a falta de proteínas e cálcio. No Brasil, você também pode dar de vez enquando um pouco de carne bem cozida, peixe seco, ou algum outro tipo de carne já preparada e que não contenha muitos condimentos. Em algumas lojas pode-se encontrar grilos e minhocas secas. Uma dica: dê bastante verdura para a mãe. Isso fará com que produza mais leite. Se perceber que está fazendo mal ou que deu diarréia, diminua a quantidade de verdura ou suspenda por um tempo.
Tempo de Gestação 
Hamster sírio: em torno de 18 dias
Hamster anão russo: 18 a 21 dias
Hamster roboroviski: 20 a 30 dias
Hamster chinês: em torno de 21 dias
Tabela de Desenvolvimento do Filhote 
1 DIA - os hamsters nascem cegos, surdos, sem pêlo e, como são roedores, com dentes
3 DIAS - começam a crescer os pêlos muito discretamente
6 DIAS - a pele já está toda coberta por uma pequena camada de pelo
7 DIAS - eles já começam a comer pequenas quantidades de comida
12 DIAS - eles já começam a andar pela gaiola, apesar de que os olhos ainda estejam fechados
16 DIAS - os olhos já estão bem abertos e eles estão bem ativos, andando por toda gaiola
20 DIAS - agora eles mamam com menor intensidade e estão bem mais independentes
28 DIAS - chegou a hora do 'adeus': eles já estão independentes da mãe
35 DIAS - já podem ser vendidos.

domingo, 4 de novembro de 2012

Reprodução

Há um tempo atrás, foi criado o Manual de reprodução do hamster sírio. Um recurso utilíssimo para quem pretende criar hamsters, por amor ou dinheiro, ou mesmo àqueles que tiveram a surpresa de encontrar sua hamster com filhotinhos. Desde então, esse manual esteve disponível para download no site. Como, além desse manual, não havia outro material sobre reprodução no site, foi resolvido aprimorar seu conteúdo e publicá-lo aqui. Aprecie - e qualquer dúvida, escreva. E é melhor avisar: todo o conteúdo desse manual foi escrito por Andrei Carlos Nuernberg, o criador de O mundo dos hamsters. PUBLICAR ESSE MATERIAL SEM AUTORIZAÇÃO, PARCIALMENTE OU EM SUA TOTALIDADE, FICA ABSOLUTAMENTE PROIBIDO.

Qual é o preço de um hamster?

o meu hamster é um sírio eu comprei ele por 10 reas
a gaiola depende a mais barata custa mais ou menos 25 reais
o comedouro custa entre 2 a 5 reais
o bebedouro de 5 a 10
a hamster ball é um pouco cara ela pode custar de 52 pra sima
a casinha é 10 reais eu acho eu comprei a gaiola do meu hamster pela internet q custou 66,50 reais e ela veio completa.

CASINHAS PARA HAMSTER

Ter um Hamster é muito mais comum atualmente, pois os espaços da casa para os animais de estimação têm diminuído consideravelmente. Para que o seu pequeno amigo fique mais confortável é interessante pensar em comprar uma boa casinha para ele. Lembre-se de garantir que ele possa circular livremente para queimar um pouco da energia.

Os modelos com circuitos em forma de canos são os mais interessantes para que o seu Hamster tenha uma boa diversão e distração para passar p tempo. Além disso, ter uma rodinha para ele fazer exercícios é essencial. A casinha é muito mais que um lugar em que ele ficará. É também o espaço dele e no qual ele poderá circular mais livremente. Nas lojas de produtos para animais é possível encontrar muitas alternativas de casinhas para esse tipo de animal. Porém, não olhe somente os preços, mas também a qualidade. Pense com carinho antes de comprar a casinha.

Como usar banho seco para hamster?

Pega o pó. Coloca num recipiente que dê pro hamster entrar. Coloca só o fundinho do recipiente de pó. E coloca na gaiola dele. Ele toma banho sozinho. Tanto faz tomar banho no frio ou no calor...O banho é seco mesmo.

Por que meu hamster come cocô?

O fato dos hamsters ingerirem o que chamamos de fezes é absolutamente normal e fisiologicamente necessário. A isso chamam de cecotrofia ou coprofagia - ingestão de fezes (que você entenderá adiante porque não usar essa expressão). Os cecotrofos (fezes noturnas) são mais ricos em aminoácidos, vitaminas, cálcio, fósforo e microminerais que a própria ração que oferece a seu pequenino. À medida que a dieta de seu hamster se torna mais fibrosa, diminui o seu valor nutricional e há necessidade de produção de cecotrofos para suprir a necessidade nutricional dele. Para que entenda melhor, Marcela Gomes, escreveu um pequeno quadro comparativo entre as fezes comuns e os cecotrofos e assim você compreender que são bastante diferenciados. Veja:

 Fezes normais Cecotrofos

 Proteína bruta 9,2 28,5
Fibra bruta 28,4 15,5
Matéria mineral 8,2 11,2
P (fósforo) 1,3 2,2
Na (sódio) 0,11 0,22
K (potássio) 0,57 1,8

Percebeu como os cecotrofos são importantes na vida de nossos hamsters? Existem 2 teorias a respeito dos cecotrofos, continua a graduanda em Zootecnia: 1ª » existem mecanorreceptores no ânus do animal que fazem com que ele receba estímulo para ingerir os cecotrofos nesta parte do corpo; 2ª » o animal vai buscar o cecotrofo no ânus devido ao seu cheiro característico. Então não fique com nojo quando o hamster estiver fazendo cecotrofia, ele só está se alimentando adequadamente.

Nomes para pequenos roedores


Algumas dicas de nomes, para hamsters, porquinhos da índia, chinchilas, coelhos etc.
BRANCO OU BEGE
 Algodão Cotton Iglu Leite Milk Neblina Neve Nuvem Batata Pipoca PopCorn Snow Açúcar Cosmo Cristal Milk Leite Mussarela Polar Estrela Star Inverno Arroz Manteiga Lua - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
MARROM ESCURO OU DOURADO
 Bear Urso Bolinho Brigadeiro Cookie Chocolate Madeira Wood Suflê Brownie Mel Bolacha Teddy Amendoim Castanha Bijoux Âmbar BomBom - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
CINZA ESCURO OU PRETO
Sujeira Carvão Black Sirius Dust Wolf Lobo Corvo Sombra Piolho Perebas Rock Feijão Morcego Rock Silver - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
COM PÊLOS COMPRIDOS
 Fofinho Hobbit Ursinho Pelinhos Barbudo Barbada Bolota Chubby - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
MUITO AGITADOS
 Speed Sound Light Ferrari Porsche Racer Corredor Ranger Bumerangue Sônico Super Faísca Spark Páprica Pimenta Vitamina Tornado Ciclone Vulcão Zoom Energia Jatinho Cometa - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
DORMINHOCOS
Foca Mimi Soneca Soninho Sussu Hiberna Madruguinha - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
 MAIS NOMES
 Albert Alface Amendoim Areia Arnold Ártemis Aurora Avatar Bag Barnabé Bart Bastet Bebel Bela Bernardo Bibi Biju Bola Bolacha Bubbles Cenourinha Cheek Cheirinho Cheiroso Cleo Cocada Coisinha Colorido Daisy Dálmata Dentuço Dingo Doce Donut Ducha Dugu Eko Elfa Elke Elvis Espiga Eva Fada Faraó Fauna Fifi Flocos Flor Flora Fofura Folhinha Fred Freud Frida Geléia Girrasol Gugu Hammy Hippie Íris Ísis Izzy Jack Jade Jerry Jingles Jóia Jujuba Julieta Kiko Kiwi Leo Limão Lisa Lola Loui Macio Magia Malhado Manchas Mandy Mané Manga Maria Marquesa Mary Max Merlin Mike Milkshake MultiColor Nacho Nat Nick Nika Nyla Olivia Onça Osíris PaintBall Panda Pão Pepino Pimenta Pink Pintado Plutão Ramón Redondo Robô Roliço Rosa Round Sabão Safira Sapeca Saturno Sorvete Tango Tiki Titã TopoGígio Toy Tróia Uga Urano Victoria Willow Willy Yui

Saúde e doenças de hamsters

Os hamsters, assim como nós, podem contrair algumas doenças. Muitas deles são ocasionadas por erros na alimentação e falta de cuidados do dono, mas em muitos casos o criador não tem culpa. Quando você suspeitar que seu hamster está doente, procure um veterinário especializado. Isso quer dizer de imediato, pois quanto mais se espera, mais o animal sofre e menos chances terá de cura. Não adianta, medicamentos prescritos por novatos na internet, assim como “poções caseiras” não vão melhorar seu pet. Principalmente aguardar por uma cura milagrosa. Isso não existe. Isso gera dor e consequências. Peço a gentileza de não enviar e-mails perguntando sobre a saúde do animal, pois a equipe não tem conhecimentos na área. Atenção: jamais dê remédios a seu hamster sem antes consultar um veterinário! Isto pode comprometer a saúde do animal. Sintomas O que pode ser - - - - - - - - - - - - - - - - Sangue na urina Fungo Aspergillis, infecção na bexiga e nos rins - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Hamster com a perigosa doença "wet-tail", também chamada de "rabo molhado". Procure um vet! Foto de ehow.com Fezes moles Fungo Aspergillis, diarréia, wet-tail - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Sede excessiva Infecção na bexiga ou nos rins, diabetes - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Coçar-se excessivamente Alergia, parasitas, dermatoses - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Micção excessiva Fungos Aspergillis, infecção na bexiga e nos rins, diabetes - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Queda de pêlo Alergia, deficiência alimentar, sarna, parasitas, dermatoses, estresse - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Irritação no ventre e/ou nos pés Alergia - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Falta de coordenação motora Infecção no ouvido, hemorragia cerebral, tumor cerebral - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Falta de evacuação Constipação - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Caroço Abcesso, tumor - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Secreção nasal Alergia, resfriado - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Inchaço ou vermelhidão nos olhos Alergia, resfriado, conjuntivite - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Lesões na pele Lesões na pele Sarna, mancha-no-quadril, dermatoses - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Verrugas Comuns em hamsters velhos. Se crescer muito, pode ser tumor - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Letargia profunda Fungo Aspergillis, desidratação, hibernação, infecção dos pulmões, choque, prostração pelo calor - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Unhas fracas Unhas fracas, inexistentes ou avermelhadas Deficiência de proteínas - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Tremores Resfriado, choque, infecção dos pulmões, prostração pelo calor - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Espirros Alergia, resfriado - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Glaucoma Um ou ambos os olhos muito inchados Glaucoma - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Perda de peso Diabetes, problemas dentários - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Dificuldade ao andar Obesidade, fraturas - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Olhos grudados (pálpebras grudadas) Pálpebras "grudadas". Podem ser abertas passando um pouco de água morna com algodão. Conjutivite, velhice, alergia ao local onde dorme - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Dificuldade na respiração Alergia, fungo Aspergillis, resfriado, infecção dos pulmões - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Algumas doenças, sintomas ou anormalidades podem ser curados ou ter seus sintomas aliviados se o dono tomar alguns cuidados especiais. Veja abaixo: Diarréia - Ela é causada principalmente quando o hamster recebe para comer muitos legumes e comida úmida. Se ele estiver sofrendo diarréia, não dê mais esse tipo de alimentos até que ele se cure. Procure imediatamente o veterinário, a diarréia mata em pouco tempo. Resfriados - É necessário identificar o resfriado, pois hamsters muitas vezes tem esses sintomas por alergia. Mantenha seu hamster longe de elementos alérgicos (cheiro forte, serragem com ervas, etc.) e mantenha-o sempre morno, não quentes. Se os sintomas se agravarem ou se prolongarem, procure um veterinário. Hibernação - Hamsters sírios, quando em ambiente que muda de temperatura muito rapidamente, podem hibernar. Ele pode parecer morto: duro, frio e com pequena evidência de respiração, porém seus bigodes continuam se mexendo. Hamsters não fazem planos para hibernar, ao contrário de ursos por exemplo. Você pode ler nosso artigo para tentar acordá-lo. Sarna (perda de pêlo) - Ele normalmente ocorre em hamsters velhos perto da barriga e do quadril. Esmague tabletes de levedura na comida do hamster para que ele melhore. A perda de pêlo em hamsters novos normalmente é associada com irritação de pele. No caso, procure um veterinário. Mancha no Quadril - Muitos criadores, alguns experientes, ficam assustados ao notar que hamsters sírios tem uma mancha em cada quadril. Trata-se de glândulas de odor e são normais, usadas pelo hamster para identificar parceiros e filhotes. Podem parecer pegajosas de vez em quando, o que também é normal. Supercrescimento dos dentes. A única cura é o veterinário cortar os dentes. Encontrado em pethamsters.co.uk Super-crescimento dos dentes - Isso pode ser gerado pela má alimentação (sem alimentos duros) ou algum problema na mastigação. Quando chega num estágio onde o hamster mal consegue comer, é necessário levar no vet para que ele corte o dente e evite que perfure o céu da boca. Ai! Obesidade - A obesidade pode ser gerada por dois fatores: alimentação inadequada e falta de exercício físico. Antes de chegar a um ponto no qual a volta ao peso é difícil, ofereça apenas alimentos saudáveis e deixe disponível uma rodinha de tamanho grande, no qual o hamster não curve suas costas para andar. A obesidade pode tanto ser percebida rapidamente (muita gordura) quanto em seus estágios, que vai diminuindo a locomoção do hamster. Hamsters são rápidos, e se o seu está lerdo, verifique a alimentação, a rodinha ou possíveis fraturas. No último caso, um veterinário é indispensável.

Dentes dos Hamsters - Saiba mais

Os dentinhos dos hamsters crescem continuamente, uma vez que são roedores. Os hamsters também são uma das poucas espécies de animais já que nascem com dentes. Isso pode ser fascinante, mas também pode ser um problema. Alguns hamsters talvez comecem a morder e roer as grades da gaiola, e uma das formas de melhorar isso é dando biscoitinhos especiais para hamsters, aqueles durinhos. Não vão machucar o animal e é muito importante que eles tenham algo para roer. Se o hamster não tiver nada para roer, os dentes podem perfurar o céu da boca.
 E o que acontece quando o hamster quebra um ou mais dentes?
Os dentinhos estão amarelos, mas isso é comum depois que os hamsters são adultos. lucy_baxter Quando isso acontece, o outro dente acaba ficando muito grande. Isso pode causar complicações se não for arrumado. Para isso, leve seu hamster ao veterinário, pois ele possui técnicas e equipamentos ideais para aparar o dente grande. Um dos problemas da quebra dos dentes é o hamster parar de comer, uma vez que isso se torna dificil para o nosso amiguinho. Enquanto não o levar ao veterinário, pode dar alimentos mais fáceis de comer, como mangas, uvas e bananas. É muito importante cuidar direitinho dos dentes do hamster, para que ele possa viver uma vida longa e feliz. Prevenção é melhor que o remédio em si, então procure prestar atenção nos dentinhos, e dar sempre coisinhas para seu hamham roer.

Hamster roendo as grades. Por que isso acontece e como amenizar?

Sim, este é um problema muito barulhento. Apesar de ser muito comum, roer as grades pode significar algum distúrbio no estilo de vida do hamster, sendo que muitas vezes, o problema pode ser liamm.co.uk diminuido ou extinguido por completo apenas modificando algumas coisas. Às vezes, nem é as grades que eles róem, mas o bebedouro, a casinha, a rodinha etc. É algo tão chato e prejudicial ao dono e ao hamster que o assunto mereceu uma grande explicação, e várias formas possíveis de ser resolvido. Os problemas e formas de se resolver abaixo são os mais comuns, embora possam existir outras. Vale a pena tentar melhorar todos estes aspectos, não apenas para que o pet páre de roer coisas indevidas, mas também para que ele fique mais calmo e tenha uma vida mais saudável e feliz. Os problemas abaixo estão ligados ao que pode gerar o stress do animal. É só pensar pelo lado dele e saber que essas coisas abaixo são realmente cansativas. Falta de exercício físico: Quando a rodinha é pequena demais ou não é anatômica, o hamster pode acabar se desinteressando por ela, ou andando com menos frequencia. Isso pode também causar obesidade e um grande estresse. Como resolver: http://www.flickr.com/photos/jezebella9897 Verifique se a rodinha tem o tamanho ideal para o seu hamster. Se for menor, é necessário comprar outra. Veja como ele anda nela. Se for lento e as patinhas prenderem em algum lugar, também é necessário trocar a roda. As mais recomendadas são as de plástico reforçado, infelizmente importadas e um pouco caras. Mas com absoluta certeza valem cada centavo. As principais marcas são Habitrail (Hagen, Living World) e Silent Spinner. Alimentação inadequada: Uma alimentação que não supra todas as necessidades do hamster pode também ser a causa de obesidade e estresse. Como resolver: Suprir as necessidades utilizando algum complexo vitamínico especial para hamsters. Manter alimento sempre disponível. Quando os hamsters sentem falta de uma fonte de comida (o potinho cheio), mesmo que já tenham comida estocada no ninho, eles podem querer sair e buscar mais. É da natureza deles a ganância pelas sementinhas, pois onde eles vivam antigamente, a falta de comida significava morte breve. Dentes muito grandes: É conhecido que os dentes dos hamsters crescem por toda a vida. Naturalmente eles róem galhos e abrem sementes, lixando e polindo os dentes para que não perfurem o céu da boca. Quando existe a falta de coisas para roer, o animal parte para o metal e o plástico, que são péssimos para resolver o problema. Aliás, dificilmente resolvem. Como resolver: Existem madeirinhas especiais, assim como alimentos extrusados que ajudam o hamster a manter seus dentinhos saudáveis. Ofereça Em último caso, quando os dentes já estiverem grandes demais, é necessário levar no veterinário. Com rapidez ele corta no local certo e com o equipamento certo. Depois disso, é só seguir a primeira dica para os dentes se manterem no tamanho ideal. mosilager Espaço pequeno: Embora às vezes digam que uma gaiola pequena é o suficiente, os hamsters amam muito espaço para correr e se sentirem um pouco livres. Gaiolas pequenas, sem andares, sem túneis, sem brinquedos e sem muita diversão os faz sentir presos, e a primeira reação é querer fugir. Como resolver: Infelizmente, só existe uma maneira de melhorar isso. Dando ao hamster mais espaço. Isso significa a compra de uma nova gaiola ou uma grande melhora na atual, deixando-a divertida e atraente. Sons e luzes exageradas: Silêncio e penumbra: Este é o sonho de qualquer hamster. Quando eles vivem em locais barulhentos e muito iluminados, eles procuram uma saída. Têm ouvidos e olhos sensíveis que são prejudicados quando existe iluminação muito forte ou direta ou quando os ruídos ambientes (incluindo crianças gritando, cães latindo, música etc.) são mais altos do que o suportável para eles. Como resolver: Deixar o hamster num local à meia-luz e com o mínimo de som possível é uma das melhores saídas. Só não pode ser um local muito frio, úmido ou com correntes de ar. Doenças: Hamsters doentinhos tendem a ficar nervosos, pois estão sentindo dor ou desconforto. Como resolver: Se esta for uma causa provável, o ideal é levar o hamster ao veterinário para que ele seja corretamente medicado. Outros animais por perto: Quando existem hamsters em gaiolas separadas (o que é o ideal), mas perto uma da outra, ambos os animais sentem o cheiro. Isso pode os atrair ou repelir, mas, seja o que for, sair da própria gaiola é o que eles mais desejam fazer. Não importa se é para cruzar ou para brigar. Como resolver: Deixar as gaiolas longe umas das outras (em quartos separados, por exemplo). Nunca pegar um hamster e depois o outro sem lavar as mãos. O cheiro do primeiro “gruda” na pele, fazendo com que o segundo o sinta e se estresse. Lembre-se: Estas são as causas mais comuns, e mesmo melhorando todas, o problema talvez ainda não acabe por completo. De qualquer forma, melhorando a vida do hamster, é possível que ele viva mais, além de ser mais feliz.

alimentaçao

E agora, o que dou para ele comer? Esta com certeza é uma pergunta clássica, que todo criador novato faz. Bem, o hamster come praticamente de tudo, e é ai que está o perigo, pois certos alimentos podem fazer mal para o seu bichinho. Primeiramente, é muito importante variar a alimentação dele, pois como uma criança, enjoa rapidamente se a mesma comida for dada todo o dia e segundo é arranjar um comedouro pesado (eu recomendo o de inox) para que o hamster não possa virar e derrubar toda a comida no chão.A seguir, passarei uma lista de alimentos que podem ser dados ao seu hamster, para que assim, a dieta possa sempre ser mudada: Ração Uma das fontes principais da alimentação do seu hamster, pois possui todos os nutrientes que seu animal precisa. Recomendo a ração da marca Alcon, que é especialmente desenvolvida para pequenos roedores, como o hamster. Há também no mercado vários mix de sementes que são muito nutritivas, o hamster adora e dificilmente enjoa. Frutas Maçã, morango, pêra, uva, caqui e banana. Frutas secas não-cítricas. Verduras Repolho, couve, couve-flor, brócolis, pepino, espinafre, vagem, acelga, chicória e almeirão. Legumes Cenoura, nabo, abóbora. Outros tipos Semente de girassol, alpiste, farelo de aveia, ovo cozido (há controvérsias sobre o uso de ovo, por conter hormônios), ervilha, milho cozido, flocos de milho sem açúcar, noz, amendoim, castanhas e passas. No caso das frutas, verduras e legumes lembre-se de lavar bem e dar em pequena quantidade, para que o animal vá se acostumando com a textura do alimento. Não esquecer de dar verduras e legumes crus e sem tempero. Fotos de hamsters sírios por Marina Avila O hamster precisa sempre ter água fresca à disposição. Somente a alimentação não é suficiente para sua hidratação completa. Recomendamos bebedouro tipo garrafinha com bolinha de metal na ponta, pois evita vazamentos. Caso o criador do hamster seja uma criança, lembre a ela de não dar nenhum tipo de doce ao animal como: chocolate, bolacha, bolo, etc, pois além de ensinar ao animal maus hábitos alimentares, ele engordará demais ao ponto de não conseguir fazer exercícios, como brincar na rodinha, o que deixará o animal estressado ao ponto de poder levá-lo a morte. Aproveitando, passarei uma outra lista do que NÃO se deve dar ao seu hamster comer: Alface, frutas cítricas (laranja, abacaxi, limão, acerola, etc), tomate, carne crua, abacate, pêssego, figo, ameixa, cereja, flores, cebola, cebolinha, alho, ração de coelho (contém hormônios), salgadinho e frituras em geral. Mantendo uma alimentação saudável, é bem possível que seu hamster viva mais e melhor! (=

Explicaçao sobre hamster

hamster

Hamster ou Criceto é uma designação comum a diversos pequenos mamíferos roedores, da sub-família Cricetinae, encontrados na África e Ásia, dotados de grande bolsa facial e de cauda muito curta. É também o nome vulgar de um roedor nativo da Síria (Mesocricetus auratus), encontrado no mundo todo como animal de estimação ou como cobaia.

Caracteristica
Possuindo grandes dentes incisivos que estão em constante crescimento, necessitam estar sempre roendo para evitar que cresçam demais. O tempo de vida médio dos hamsters é de dois anos sem acasalamento,contudo alguns podem viver até três ou quatro anos, dependendo da espécie. Existem diferentes espécies de hamsters espalhados por todo o mundo e muito deles habitam regiões semi-desertas onde vivem em tocas. Estas tocas são formadas por vários túneis e câmaras que são utilizadas para armazenar comida ou dormir. Os hamsters são animais noturnos, que dormem durante o dia quente e ficam acordados à noite quando está mais frio. Eles vêem muito mal , mas têm o olfato apurado e uma excelente audição. Muitas espécies de hamsters têm as bochechas dilatáveis, isto é, bochechas que aumentam de tamanho, onde eles podem carregar comida e forragem para ser guardada em sua toca. A palavra hamster tem sua origem na palavra alemã "hamstern" que significa "acumular" ou "armazenar", uma referência às suas bochechas. Poucas espécies de hamster são criadas como animais de estimação, mas atualmente o hamster é um dos mais populares animais de estimação em diversos países por ser docil e carinhoso. As principais espécies que são criadas como animais domésticos são o Anão Russo e o Sírio. A primeira espécie apresenta o corpo peludo que traz alergia, e a pelagem de listras pretas e brancas. O Sírio tem corpo alongado e a pelagem de cores variadas, branco, preto ou amarelo (marrom claro). Uma característica muito interessante do hamster é o fato de eles morrerem de pernas para o ar ao contrario dos outros roedores, que morrem deitados. De acordo com as pesquisas cientificas, um hamster é capaz de imitar tudo o que vê até que seja na televisão, qualquer outro animal da sua espécie, tornando-se assim um animal muito inteligente.

Espécies
 Pode-se dividir as espécies do Hamster em selvagens e domesticáveis, de acordo com a possibilidade ou não da criação em cativeiro. Segundo este critério, tem-se:

Selvagens
 Cricetus cricetus - Hamster do Campo Europeu Mesocricetus newtoni - Hamster Romeno Mesocricetus brandti - Hamster Turco Mesocricetus raddei - Hamster Ciscaucasiano Cricetulus alticola - Hamster Ladak Cricetulus barabensis - Hamster Listrado Chinês Cricetulus curtatus - Hamster Mongol Cricetulus eversmanni - Hamster de Eversmann Cricetulus griseus - Hamster chinês Cricetulus kamensis - Hamster Tibetano Cricetulus longicaudatus - Hamster de Cauda Longa (menor) Cricetulus migratorius - Hamster Armeno Cricetulus tritonkeeypoiuytr Cricetulus obscurus Cricetulus pseudogriseus - Hamster de Cauda Longa (maior)

Domesticáveis 
Mesocricetus auratus - Hamster Sírio (A espécie mais comum, em cativeiro) Phodopus campbelli - Hamster Anão Russo Campbell Phodopus sungorus - Hamster Anão Russo Winter-White - também chamado de Hamster Djungariano ou Siberiano (branco invernal). Cricetulus griseus - Hamster Chinês Phodopus roborovskii - Hamster Roborovski